18 Melhores Tênis para Corrida em 2022

Os tênis de corrida são uma peça essencial entre os equipamentos preferidos dos atletas. Você pode estar buscando um modelo confortável, que se adapte a seu tipo de pisada ou um que ajude-o no seu …

Os tênis de corrida são uma peça essencial entre os equipamentos preferidos dos atletas. Você pode estar buscando um modelo confortável, que se adapte a seu tipo de pisada ou um que ajude-o no seu novo recorde pessoal, indiferente disso, precisamos lhe dizer que não existe o melhor tênis para corrida

Fotografia feita de frente mostrando duas corredoras

Quando se trata de correr, existem muitas coisas que entram em jogo – seu biotipo, seu peso, a superfície em que você vai correr e até mesmo o formato de seus pés, sendo assim, concluímos que nenhum tênis se adequa a todos os tipos de corredores.

Encontrar tênis perfeito para usar durante a corrida é pessoal, porém muito importante, afinal, um par de tênis decente pode ajudá-lo não apenas a correr mais rápido, mas eles também contribuem bastante para a redução do risco de lesões e, em alguns casos, ajudam a melhorar a sua performance de corrida promovendo melhor retorno de energia. Além disso, adquirir um novo par de tênis para corrida pode ser um motivador interessante para começar a correr, principalmente para quem tem dificuldade em encontrar energia para se exercitar.

Navegue neste artigo:

Para a maioria dos corredores, esses modelos são uma ótima referência para começar. Aqui listamos alguns dos melhores tênis para corrida que funcionarão para a maioria das pessoas e na maioria das situações: 

Tênis preto da adidas apropriado para corredores profissionais
Tênis para corrida vermelho da marca adidas

ADIDAS Ultraboost 22

Preto / Branco / Cinza / Vermelho / Amarelo Neon

Indicado para: pisada neutra.

Informações Gerais

O modelo Ultraboost 22 foi desenvolvido com mais foco no retorno de energia, aumentando o seu alto desempenho nas corridas. Está disponível em várias cores, e vemos o modelo Ultraboost por aí até nos pés de quem não corre. Conhecida pela sua tecnologia Boost na entressola: espuma com amortecimento patenteado pela Adidas. Possui uma estrutura muito confortável para o seu calcanhar, prevenindo muito contra machucados e lesões.

Atributos

Possui 10 mm de drop, cabedal que abraça o pé de forma confortável, mas firme e colarinho e lingueta bem finos. O seu sistema anti-torção foi modificado e atualizado (LEP) e melhorou a responsividade na região do antepé. Tênis para corrida – e pra o dia-a-dia! Peso: 283 g (feminino) / 303 g (masculino). 

Prós

  • Possui uma tecnologia do atletismo voltada aos corredores de rua;
  • Tem amortecimento responsivo, que aumenta da impulsão proporcionando um melhor retorno de energia;
  • Seu cabedal utiliza materiais reciclados;
  • Gaiola oferece mais segurança e estabilidade;
  • Excelente transição durante a passada;
  • Visual mais moderno que chama atenção.

Contras

  • Ficou um pouco mais pesado que a versão anterior;
  • Custo-benefício não tão bom;
  • Não possui furos extras para melhorar o ajuste no calcanhar;
  • Amortecimento menos macio.

NEW BALANCE 1080 V11

Preto / Vermelho / Azul / Laranja / Cinza

Indicado para: longas distâncias e maratona – pisada neutra e supinada.

Informações Gerais

O modelo New Balance 1080 v11 continua sendo aquele tênis com mais conforto e um design mais sofisticado. A sua versão anterior, a 1080v10, foi e continua sendo um grande sucesso. Essa nova versão o cabedal está mais polido e respirável com a tecnologia Hypoknit, mantendo a mesma eficiência e sensação de conforto em 360 graus. Desenhado com uma malha tricotada que favorece mais a ventilação total do seu pé e embaixo inclui um tecido sintético mais fechado.

Atributos

Sua entressola e o solado são os mesmos do modelo anterior: drop de 8mm e uma espuma com tecnologia Fresh Foam X, que garante uma pisada ultra macia e mais confortável, o que traz mais estabilidade. O tecido HypoKnit, é mais elástico, respirável e mais leve. Sua palmilha Ortholite foi projetada para atingir conforto e maior controle da umidade, ideal para combater o suor. Possui seis furos de amarração e um furo extra, lingueta sem enchimento e um colarinho sem espuma.

Prós

  • Indicado para corredores de pisada neutra e supinada que buscam um tênis com bom amortecimento, extremamente macio e leve;
  • Ótimo para pessoas com problemas de coluna, joelho e fascite plantar.
  • Proporciona uma passada ainda mais acelerada.

Contras

  • A forma é mais estreita;
  • Não indicado para quem possui pés largos ou com joanetes.

Under Armour HOVR Infinite 3

Azul / Preto / Branco / Rosa

Indicado para: pisada neutra.

Informações Gerais

O modelo UNDER ARMOUR Hovr Infinite 3 aparece com uma proposta mais tecnológica que chegou no mercado para revolucionar seus treinos, o tênis ideal para quem deseja aperfeiçoar suas atividades. O tênis traz sistema avançado de conexão via bluetooth que monitora todo seu treino. Possui uma malha de compressão Energy Web que acomoda a espuma UA HOVR ™ para restaurar a energia que você coloca nas suas passadas. Essa tecnologia consegue fornecer uma “sensação de gravidade zero” para manter a sua energia e o ajudando a eliminar os grandes impactos.

Atributos

Gáspea de tecido duplo jacquard, que proporciona durabilidade o deixando mais leve, além de mais conforto e respirabilidade para os pés. Possui a tecnologia UA HOVR ™ “sensação de gravidade zero” e também conta com a tecnologia Record Sensor, que é uma conexão digital que permite rastrear, analisar e armazenar as medições dos seus treinos.

High Abrasion Rubber: uma borracha especial para resistir à abrasão localizada em todo o calcanhar. Blown Rubber: borracha flexível e com maior conforto e durabilidade no seu solado. O modelo ainda proporciona mais amortecimento a cada passo do seu treino. Palmilha moldada de 6mm que oferece um excelente amortecimento;

Prós

  • Muito confortável e leve;
  • Versátil, pode ser usado em treinos de rodagem, velocidade e alguns usuários podem gostar para os treinos de tiro.
  • Chip e conexão ao APP MAPMYRUN™ sistema que faz o rastreio e análise dos treinos.

Contras

  • Flexibilidade mediana em sua base;
  • Batida mais seca;
  • Forma um pouco justa, para pés mais largos pode ser interessante adquirir um número maior que o casual;
  • Sua superestrutura deixa a desejar por um calçado intermediário para muita rodagem.

HOKA CLIFTON 8

Azul / Preto / Branco / Azul Claro / Amarelo

Indicado para: pisada neutra.

Informações Gerais

O Clifton 8 e mais recente de sua versão, permanece oferecendo uma combinação de suavidade e leveza. Produzido com sua entressola mais ágil e mais leve e os mesmos atributos de direção, ele oferece um perfil aerodinâmico e a sua parte superior mais atualizada e feita de uma malha projetada. Seu novo composto em sua entressola oferece uma espuma leve. O modelo proporciona uma cama simétrica de almofada sem tecnologias prescritivas adicionais. Sua parte superior em malha respirável e a língua macia fornecem mais conforto e um grande ajuste. O seu sistema de amortecimento é projetado para uma aterrissagem e uma transição mais leve e suave em cada etapa do seu treino.

Atributos

Possui uma malha mais respirável na parte superior, uma língua mais reforçada nesse modelo, contém espuma EVA. Sua aba de puxar é mais estendida, sua borracha é de alta abrasão e possui uma geometria plana.

Prós

  • Aceitação da American Podiatric Medical Association que reconhece o modelo, considerando os benefícios para a saúde dos pés;
  • Possui uma malha mais respirável e a língua ultra macia;
  • Espuma mais leve na sola intermédia.

Contras

  • Solado pouco flexível e espesso pode causar estresse nos tornozelos e em superfícies desregulares como trilhas;
  • Região dos dedos apertados para algumas pessoas;
  • Preço elevado;
  • Fabricado nos Estados Unidos e importado para o Brasil.

MIZUNO WAVE SKY 4

Cinza / Azul / Rosa / Preto / Cinza Escuro

Indicado para: pisada neutra.

Informações Gerais

O modelo Wave Sky 4, da Mizuno, é muito indicado para corredores que buscam um tênis de corrida bem estruturado para as suas corridas. Possui seis furos para uma amarração segura que deixa a língua com enchimento mais fixa durante sua corrida ou treinos na academia. Seu colarinho é bem grosso e com muita espuma, garantindo mais firmeza para seu calcanhar e o tornozelo. Além disso, o Wave Sky também conta com um solado antiderrapante, prevenindo o praticante de contra quedas.

Atributos

Drop de 10mm e entressola que junta com duas tecnologias: a Enerzy, para entregar a maior maciez; e a U4ic X, que permite seus movimentos mais naturais. A linha lança como bônus: a borracha de carbono do solado que vai fazer o seu par durar por muitos mais quilômetros.

Prós

  • Máximo de amortecimento e retorno de energia (responsivo);
  • Segurança e estabilidade; macio e confortável;
  • Excelente durabilidade;
  • Mais leve que a versão anterior;
  • Cabedal em mesh respirável e macio, flexível e bem construído;
  • Costuras especiais que evitam o atrito com a pele prevenindo bolhas e calos;
  • Design moderno e atual que durará vários anos “na moda”.

Contras

  • Preço;
  • Alguns corredores podem o achar pesado.

NIKE AIR ZOOM PEGASUS 38

Cinza / Preto / Branco com Azul / Amarelo com Preto

Indicado para: caminhada, corrida e esteira – pisada neutra.

Informações Gerais

O Air Zoom Pegasus 38 continua oferecendo uma elasticidade na sua passada, utilizando a mesma espuma ágil que seu antecessor. Inspirado no modelo Zoom Fly e no Vaporfly, dois dos tênis de corrida da Nike com uma placa de fibra de carbono. A diferença desse modelo é que ele não conta com essa placa! No seu lugar, há uma espuma com uma super tecnologia Nike React, que dá mais maciez e responsividade. O modelo continua com Air Zoom no antepé proporcionando mais amortecimento a cada passo. Ela é aplicada na parte de cima para ficar mais perto do seu pé, oferecendo mais agilidade, que absorvem o seu impacto e os devolvem em forma de grande impulso. Possui um tecido mais flexível que permite uma boa entrada de ar, contribuindo para manter os pés frescos durante seu treino. E a região onde as tramas são mais abertas permite um fluxo contínuo que seca o suor e mantém os pés secos.

Atributos

Com um ante pé mais largo, o modelo proporciona mais espaço para os seus dedos dos pés. A tela na parte superior proporciona uma sensação mais ventilada e macia. Possui a espuma React que é leve, elástica e mais durável que proporciona um melhor amortecimento e sem volume.

Prós

  • Indicado para treinos diários e rápidos;
  • Indicado para quem quer começar a correr, sem abrir mão do estilo e conforto;
  • Macio, ajustável e auxílio na prevenção de lesões
  • Possui flexibilidade, versatilidade;
  • Melhor absorção de impacto com uma entressola responsiva;
  • Conforto da plataforma Air Zoom;
  • Suporte e estabilidade.

Contras

  • Preço;
  • Muito justo, ruim para quem tem pés largos;
  • Respirabilidade perde para modelos anteriores;
  • Cadarços mais curtos.

ASICS GEL CUMULUS 23

Cinza com Amarelo / Azul / Rosa / Cinza

Indicado para: treinos e provas mais longas – pisada neutra, supinada, pés largos e com joanetes.

Informações Gerais

O tênis Asics Gel Cumulus 23 oferece muitas das tecnologias vistas nos tênis carro chefe da Asics, mas custando bem menos. Possui a nova entressola FlyteFoam com 3D Space Construction, que adapta a necessidade de amortecimento. Sua pisada torna-se muito confortável para treinos e provas longas. Tem um cabedal em mesh (fibras em malha com tramas abertas) inteiriço, e poucas costuras que aumenta o conforto e evita irritações e escoriações. O Asics GEL-Nimbus 23 é uma ótima pedida para corredores que estão iniciando e também para os mais experientes, que terão uma experiência muito melhor em suas atividades.

Atributos

Possui 10 mm de drop, um cabedal em mesh (fibras em malha com tramas abertas) tecnológico, sem costuras, apenas um reforço na biqueira, conta com seis furos para amarração e uma lingueta com enchimento que não movimenta e não sai do lugar. Um tênis de corrida muito mais firme. Apesar da maciez média da entressola com sua espuma Flytefoam, o solado é duro, o que aumenta a sua vida útil do modelo que era uma das reclamações sobre a versão 22, que era o desgaste rápido.

Prós

  • Um dos modelos mais versáteis de 2022.
  • Possui um custo-benefício excelente;
  • Amortecimento muito equilibrado;
  • Design moderno e bonitas opções de cores;
  • Modelo com uma durabilidade melhor que o modelo antigo;
  • Cabedal com mesh que envolve os pés sem incomodar;
  • Confortável, versatilidade para vários usos;
  • Aderência e tração da nova borracha;
  • Não comprime os dedos.

Contras

  • Um pouco mais pesado que o modelo anterior;
  • A maciez no ante pé compromete o seu desempenho para corridas mais rápidas;
  • Acolchoamento e lingueta mais generosos que acabam comprometendo a respirabilidade;
  • Não é muito responsivo.

FILA RAcER SILVA

Cinza / Vermelho / Colorido

Indicado para: pisada neutra e supinada.

Informações Gerais

O modelo Fila Racer Silva foi um dos tênis mais elogiados no ano de 2020 pelo seu preço e benefício, leveza, conforto e qualidade. Foi criado com o papel de melhorar a performance do corredor, e é ideal para corridas e maratonas. Racer Silva conta uma tecnologia SPEED TECH aplicada em uma placa de propulsão na extensão do solado que pode potencializar o desempenho e aumentar a performance ao longo da corrida. O modelo é desenvolvido e produzido no país e, portanto, é mais acessível! Sua placa não é de fibra de carbono, e sim, de nylon, mas garante resultados satisfatórios.

Atributos

Tecnologia SPEED TECH® para aumento de velocidade e estabilidade. Solado em tecnologia ENERGIZED, composição do EVA que garante conforto e uma maior resposta ao impacto. Tecnologia EVERGRIP para maior aderência ao solo. Cabedal em ENGINEERED MESH, malha estruturada que fornece um ajuste mais adequado e maior leveza ao modelo.

.

Prós

  • Muita qualidade, alta durabilidade;
  • Excelente tênis para corredores iniciantes;
  • Preço muito acessível.

Contras

  • Lingueta sem espaçador, fica entrando.

Como escolher tênis para corrida?

As melhores marcas de tênis para corrida estão atentas às necessidades dos atletas e as novas tecnologias que surgem no mercado, portanto, é natural que dezenas de modelos de tênis de corrida sejam lançados todos os anos, por isso não é incomum que as pessoas se sintam completamente perdidas só de pensar em comprar um tênis para corrida novo. 

Para dar mais clareza e ajudá-lo a tomar uma melhor decisão, a equipe do Fitness Tênis reuniu algumas dicas que vão contribuir na hora de escolher seu “novo par”.

Muitos fatores diferentes devem ser considerados ao comprar o seu tênis apropriado para corrida, além disso os modelos de “primeira linha” não são baratos, por isso é importante pesquisar. 

Quanto mais experiente você se torna, mais fácil fica identificar uma característica específica em um tênis, mas vale lembrar que, antes de mais nada, o conforto é fundamental.

Avalie critérios de conforto 

Imagine-se usando um tênis muito pequeno onde seus dedos dos pés ficam presos na frente. Já deu vontade de desistir de fazer atividades físicas, não é mesmo?  

Uma pesquisa realizada pelo Footwear Science mostrou que o conforto não só influencia na diminuição do risco de lesões quanto auxilia na obtenção da alta performance de corrida. 

Então vamos aos itens principais no que diz respeito ao conforto: 

Tamanho ideal

Nem todos os tamanhos de tênis para corrida são criados da mesma forma, inclusive, algumas marcas são famosas por seus métodos de fabricação. Os modelos New Balance por exemplo, tendem a ser metade do tamanho abaixo, então se você geralmente usa um tamanho 39, pode ser mais indicado comprar um tamanho 40. 

É importante entender se o modelo tem por sua característica o que chamamos de “forma pequena”, principalmente se o formato do seu pé é mais largo. De um modo geral, você pode considerar aproximadamente o espaço da largura do polegar entre a ponta do dedão do pé e a frente do sapato

Caimento perfeito, nem justo, nem folgado

É quando o tênis não está muito justo, e nem parece muito folgado ao redor do calcanhar ou das pontas dos pés. O ideal é que seus pés fiquem no meio da palmilha e não ultrapassem as bordas. Se o seu pé estiver saindo nas laterais considere testar uma largura maior.

Amortecimento

Aquela camada de espuma macia (entressola) que causa a sensação de estar “andando nas nuvens”. Esqueça essa ideia de que o tênis vai “amaciar”, ele deve ser confortável imediatamente​, mesmo no primeiro uso. 

Drop / Queda

A queda de um tênis é a diferença entre a altura do calcanhar e da ponta dos pés, ou o quanto os dedos dos pés declinam abaixo do calcanhar. Um drop maior pode causar mais impacto no calcanhar. Grande parte dos modelos tem uma queda entre 8 e 12 milímetros, alguns têm menos de 6 mm e alguns modelos minimalistas possuem queda zero.

Cabedal

É toda a parte superior que reveste o calçado. É importante que ela seja de tecido confortável e respirável, e acima de tudo: flexível. O cabedal é peça chave para garantir que você corra com liberdade de movimentos e conforto.

Peso

Normalmente os tênis para corrida mais leves têm menos amortecimento, isso pode causar a falsa sensação de que são “mais rápidos”. Portanto, se pretende percorrer longas distâncias o amortecimento de um modelo mais pesado pode ser uma opção melhor.

Em síntese: 

Os tênis para corrida leves geralmente oferecem menos amortecimento, por isso não recomendamos que os corredores iniciantes escolham modelos cujo peso seja menor que 250 gramas.

Ou seja, ignore os dois extremos: sapatilhas de corrida e tênis de corrida extremamente volumosos

Corredores mais experientes podem ficar satisfeitos com um par de tênis para corrida mais leve para suas corridas de velocidade.

Lembre-se: à medida que você adquire experiência, você aprenderá se gosta de mais ou menos amortecimento, um modelo mais flexível ou mesmo mais rígido.

Avalie a Superfície

É importantíssimo considerar a superfície da corrida, saiba que você precisará sim de calçados diferentes para correr no asfalto e nas trilhas. Para começar, pergunte-se:


Em que superfície estou correndo predominantemente? 

Tênis para corrida de montanha

A corrida em trilhas com presença de lama, rochas e vegetação exige um tênis para corrida em trilha específico para tal, apropriado para auxiliar na performance e protegê-los das irregularidades destes terrenos

Tênis para corrida de rua

A corrida na rua exige mais conforto e projeção, para mantê-lo respirando por mais tempo. 


Mas se você fizer um pouco dos dois, deve optar por um modelo híbrido, que fique ali no meio do caminho e que possa fazer um pouco dos dois. Contudo, é importante lembrar que nestes casos você não terá o melhor do tênis para nenhum dos dois mundos.

Considere o seu Propósito

Tênis para corrida leve

  • Se você corre distâncias mais curtas (entre 5K e 10K) não há necessidade de escolher os modelos com o máximo amortecimento do mercado. 
  • Nas distâncias médias (meia maratona de 10 mil) você já pode considerar ter mais suporte e uma parte superior durável que mantenha seus pés alinhados. 

Tênis para corrida longa

  • Para as corridas de longa distância (quaisquer acima de uma meia maratona) você deve procurar um tênis de corrida com grande retorno de energia, mas leve e responsivo.

E por mais objeto de desejo que um super lançamento seja, tenha em mente: não faz sentido adquirir um Nike Vaporfly se você não correr, assim como é contraditório comprar um Brooks Glicerina para corridas de alto desempenho. 

Por isso, se você planeja ter apenas um par de tênis de corrida, concentre-se no motivo principal para o qual você os usará e tome sua decisão com base nisso.

Considere suas Características Físicas e os Tipos de Pisada

Autoconhecimento, auto análise e a busca por auxílio profissional são itens de suma importância para corredores de longa data. Entender o seu estilo de corrida, tipo de pisada, ineficiências, golpes de calcanhar entre outros fatores pode colaborar e muito para adequações nos seus equipamentos, fazendo com que você melhore consideravelmente seu desempenho.

Nestes casos, não podemos ajudá-lo, o ideal é que você encontre um profissional ou local especializado nisso. A Asics oferece uma análise de passo em vídeo em algumas de suas lojas, assim como várias outras marcas de corrida.

O que podemos fazer aqui é informá-lo sobre quais os tipos de pisada que existem e como isso impacta na escolha de um tênis. 

Tênis para pisada neutra ou normal

Figura de um pé em movimento de pisada neutra, se movimentando em linha reta

O pé toca o chão apoiando o lado externo do calcanhar e vai se movendo devagar para dentro, seguindo uma “linha reta” até a elevação do dedão.

Aproximadamente 45% da população mundial possui essa pisada e são os que têm menos limitações ao escolher um tênis. 

Tênis para pisada supinada

Figura de um pé em movimento de pisada supinada, se movimentando em com inclinação externa

O pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o seu lado mais externo, ganhando impulso no dedinho.

Geralmente as pessoas com o pé cavo possuem este tipo de pisada, essa condição é encontrada em cerca de 5% da população. Por terem o pé “mais rígido” essas pessoas necessitam de calçados com reforço no amortecimento, além de controle de estabilidade.

Tênis para pisada pronada

Figura de um pé em movimento de pisada pronada, se movimentando com inclinação interna

A pisada pronada, ou “pisada para dentro” acontece ao tocar o chão, onde o pé apoia-se majoritariamente no seu lado mais interno e se contorciona para dentro, usando o dedão para ganhar impulso. 

Essa condição é bem comum, quase metade da população mundial tem essa pisada. Inclusive, ela é mais identificada em mulheres, pois está relacionada à postura da gestação.

Tênis para quem tem joanete

Só quem tem joanetes sabe a dor que ela causa. Caminhar, correr ou praticar qualquer outra atividade pode ser um sacrifício, principalmente quando ela inflama. Atualmente há recursos junto à fisioterapia para tratar os casos mais leves, já para os casos mais acentuados é indicada a avaliação do médico ortopedista. 

Para as pessoas que possuem joanetes e desejam praticar atividades físicas, existem alguns modelos de tênis mais indicados, pois proporcionam mais conforto na região. 

Tênis para Corrida Masculino e Feminino

Algo que pouca gente sabe é que muitas marcas famosas fazem tênis para corrida masculinos e femininos com atributos diferentes. Geralmente os modelos masculinos são mais pesados ​​que os tênis de corrida femininos, ou seja, alguns tênis masculinos têm mais amortecimento. As mulheres normalmente possuem o calcanhar e o meio do pé mais estreitos do que os homens, e pensando nisso algumas marcas fazem versões femininas que resolvem essas diferenças.

Selecionamos os modelos masculinos e femininos para ajudá-lo a começar sua busca pelo par perfeito.

Modelos de corrida feminino

Tênis Asics Novablast 2
Tênis Puma Velocity Nitro
Olympikus Swift 2

Modelos de corrida masculino

Tênis Fila KR5 
Brooks Ghost 14
Tênis Nike Wildhorse 7

Tênis de Corrida Asics

Você sabia que o nome Asics vem de um acrônimo para a frase latina “Anima Sana In Corpore Sano” (uma mente sã em um corpo são)? 

Sabia também que a Asics começou há quase 70 anos fabricando tênis de basquete e que só em 1953 lançou seu primeiro modelo de tênis para corrida? 

Hoje ela é, sem dúvida, uma das principais marcas de calçados de corrida. E como os corredores amam essa marca, trouxemos a lista dos mais queridinhos modelos Asics de tênis para corrida

Tênis Asics Kinsei Blast

Tênis Asics Gel Nimbus 23

Tênis de Corrida Nike

A Nike não deixa a desejar quando o assunto é desenvolvimento de tênis para corrida de alta performance e com as melhores tecnologias para os atletas de corrida. Desde 1972 quando lançaram o Cortez, um dos modelos mais icônicos da Nike que foi projetado para ser mais leve e resistente à água do que os outros tênis, o Cortez ganhou muitos fãs por ter uma entressola de EVA acolchoada em todo o comprimento, um novo recurso que deu aos corredores um conforto sem precedentes.

Agora um gigante global, a Nike se supera e inova a cada lançamento, e mantém seu forte compromisso de criar tênis que ajudem os corredores a ir mais rápido e mais longe. Como não amar a Nike? 

Separamos os modelos de tênis para corrida mais populares da atualidade para você conferir: 

Tênis Nike Downshifter 11

Como conservar o meu tênis de corrida?

É claro que não iríamos deixar de trazer algumas dicas para você manter seu novo par de “pisantes” novinho em folha. Algumas dicas podem parecer óbvias, mas garantimos que se seguidas direitinho podem gerar uma bela economia! 

Ao utilizar e armazenar: 

  • Nunca coloque ou retire seus tênis sem desamarrar os cadarços, a não ser que o modelo seja propositalmente desenhado para tal. Esse hábito promove o desgaste e a perda de suporte da concha (parte do calcanhar). 
  • Não coloque nada sobre seus tênis ao guardá-lo, empilhar vários calçados pode deformá-lo com o tempo. 
  • Deixe-o ao ar livre para evitar mau odor e a proliferação de bactérias

Ao lavar: 

  • Não use máquina de lavar (nem pensar!) – lave seu tênis à mão para que ele preserve sua estrutura e não fique deformado. Acredite! isso pode prejudicar e muito a performance do seu tênis. 
  • Não utilize produtos à base de cloro e substâncias semelhantes, use apenas sabão neutro – sabão de coco não é neutro, ele é mais alcalinizado e pode danificar o tênis – o detergente neutro de cozinha é o mais neutro.
  • Cuide para não utilizar escovas com cerdas muito duras na parte do tecido, pode danificá-lo de forma irreversível.
  • Não deixe-o de molho – deixar o tênis submerso à mistura de água e sabão pode provocar descolamento de solado e outros detalhes importantes para a funcionalidade do calçado. 
  • Deixe secar posicionado de forma horizontal (e na sombra) –  o calor do sol pode provocar ressecamento excessivo e comprometer o sistema de amortecimento do tênis, bem como deixá-lo na vertical pode provocar deformidades na sua estrutura, que apesar de sutis podem comprometer sua funcionalidade.
Vídeo do PortalWebrun com dicas importantes.

Quando é o momento de aposentar seu tênis? 

Não existe uma regra, quilometragem ou algo do tipo. Afinal isso varia consideravelmente entre um corredor e outro. 

Alguns fatores que influenciam no desgaste do tênis, levando a necessidade de aposentá-lo é:

  • o peso do corredor;
  • a superfície onde ele corre e quão adequado é o modelo para ela;
  • o tipo de pisada;
  • o quão usado ele foi e em quais circunstâncias (por exemplo, se pegou muita chuva);
  • e ainda, quais foram os cuidados ao lavar, armazenar, calçar ou retirar o tênis. 

No geral, a hora certa de adquirir um novo par de tênis que será seu companheiro para as corridas é ao avaliar alguns dos seguintes sinais de desgaste: 

  • Cabedais danificados: observe externamente os seus calçados, se houver rasgos, buracos ou algo parecido é sinal de que o tênis deixou de oferecer estabilidade. 

  • Amortecimento deixando a desejar: se você notar que o calçado está mais duro ou achatado e ficou “mais pesada” a corrida. 

  • Solados gastos e muito irregulares: verifique a condição do solado por baixo, se estiver excessivamente desgastado, é um excelente sinal de que é hora de dar tchau (rimou!)