Dicas de como recuperar os músculos depois de um treino intenso

Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de se manter saudável e em forma. Também pode ser uma boa maneira de aliviar o estresse. Os exercícios físicos não são apenas bons para a saúde, mas …

Praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de se manter saudável e em forma. Também pode ser uma boa maneira de aliviar o estresse.

Os exercícios físicos não são apenas bons para a saúde, mas também para a saúde mental.

Alguns dos exercícios físicos mais comuns incluem corrida, natação, ioga e levantamento de peso. Esses exercícios podem ser feitos em casa ou na academia.

Os exercícios físicos são uma das melhores maneiras de manter seu corpo saudável. Também é uma ótima maneira de aliviar o estresse. Os exercícios podem ser qualquer coisa, desde correr, nadar ou praticar esportes. Eles também podem ser tão simples como dar uma volta no quarteirão ou fazer ioga na sua sala de estar. Encontre algo que você goste e fique com ele por pelo menos 30 minutos, 3-4 vezes por semana.

Os exercícios físicos são uma parte necessária de nossas vidas. Eles nos mantêm saudáveis, ativos e em forma. Os benefícios do exercício não se limitam à saúde física, mas também tem benefícios mentais e emocionais.

Os exercícios físicos podem ser divididos em duas categorias principais: exercícios aeróbicos e treinamento de força. O exercício aeróbico é qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca por um período prolongado de tempo, geralmente de pelo menos 20 minutos. O treinamento de força envolve levantar pesos ou fazer exercícios com o peso corporal para aumentar o tamanho, a força e a resistência dos músculos.

Porém, ao praticar esses exercícios o corpo fica todo dolorido e com os músculos cansados. Mas estamos aqui para ajudar a amenizar essas dores musculares. Acompanhe e veja algumas dicas.

Dicas para recuperar os músculos:

Alongamento muscular

O alongamento muscular é uma forma de fisioterapia que pode ajudar a aliviar a dor e aumentar a amplitude de movimento.

Uma revisão sistemática da literatura foi realizada para examinar os benefícios e a segurança do alongamento muscular para pessoas com dor lombar crônica. A revisão descobriu que há evidências para apoiar o uso do alongamento muscular como tratamento para pessoas com dor lombar crônica.

O alongamento muscular pode ser feito de muitas maneiras diferentes. É importante alongar os músculos após um treino ou depois de ficar muito tempo sentado. O alongamento irá ajudá-lo a relaxar e aliviar qualquer tensão em seus músculos.

São muitos os benefícios do alongamento antes, durante e após a atividade física. O alongamento antes do exercício pode ajudar a prevenir lesões, melhorar o desempenho e aumentar a flexibilidade. O alongamento durante o exercício pode reduzir a dor muscular após o treino, aumentar a amplitude de movimento e melhorar o equilíbrio. O alongamento depois pode ajudar na recuperação, diminuir a rigidez e a dor, reduzir o risco de lesões e promover o relaxamento.

Massagem Muscular

A massagem é um tipo de trabalho corporal que envolve a manipulação de tecidos moles. A palavra vem da palavra francesa ‘masse‘ que significa amassar ou trabalhar. A massagem é diferente de outros tipos de trabalho corporal, pois também se concentra nos tecidos musculares, e não apenas na pele e nos tecidos superficiais.

As massagens são usadas há séculos como forma de alívio da dor e fisioterapia. Demonstrou-se que reduz os níveis de estresse e melhora a qualidade do sono, além de melhorar a função imunológica e a circulação.

Também se mostrou eficaz na redução da dor crônica causada por condições como artrite ou fibromialgia.

A pesquisa descobriu que a massagem terapêutica pode ser útil no alívio de sintomas relacionados à depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), demência, distúrbios alimentares, doenças cardíacas, tratamentos de câncer, condições de dor crônica, como como fibromialgia ou artrite e síndrome pré-menstrual.

Essas massagens são excelentes para reparação e recuperação muscular. Sempre que for fazer alguma massagem, opte por massagear o grupo muscular trabalhado no dia. Use óleos e hidratantes para auxiliar nessa massagem.

Suplementos Alimentares

A importância da recuperação muscular não pode ser subestimada. O tecido muscular está em constante estado de renovação, o que significa que está constantemente sendo quebrado e reconstruído. O processo de reconstrução do tecido muscular requer muita energia e os nutrientes certos para isso.

Os seguintes suplementos podem ajudar a melhorar seu tempo de recuperação:

  • Creatina
  • Glutamina
  • l arginina
  • HMB (beta hidroxi beta metilbutirato).

Gelo

O gelo pode ser aplicado ao músculo por várias razões. A primeira é reduzir a dor e a inflamação que podem acompanhar uma lesão ou dor.

A segunda é contrair os vasos sanguíneos para retardar ou parar o sangramento de uma lesão.

Também reduz o inchaço e acelera o tempo de recuperação, reduzindo os danos nos tecidos. A aplicação de gelo antes, durante e após a atividade física diminui o risco de lesões.

O gelo é uma ótima maneira de reduzir a inflamação, o inchaço e a dor no corpo.

Existem duas maneiras diferentes de gelo para recuperação muscular:

  • Gelo diretamente na pele;
  • Gelo enrolado em toalha ou pano.

Alguns cuidados ao aplicar o gelo devem ser levados em conta. Cuidado com queimaduras na pele da região onde foi aplicado. Não deixar por muito tempo, cerca de 20 minutos em cada grupo muscular é suficiente para ajudar na recuperação muscular.

Compartilhar

Deixe um comentário