Tênis para correr na areia: modelos e dicas

Neste artigo, abordaremos os benefícios, com dicas de como melhorar o desempenho na corrida e ainda indicaremos uma lista de tênis para correr na areia para quem está começando a se exercitar na praia ou …

Tênis para Correr na Areia

Neste artigo, abordaremos os benefícios, com dicas de como melhorar o desempenho na corrida e ainda indicaremos uma lista de tênis para correr na areia para quem está começando a se exercitar na praia ou já é um praticante experiente das corridas.

Fique conosco.

Qualquer exercício físico, bem orientado e praticado com regularidade, traz muitos benefícios para a saúde, considerando desde uma corrida em esteira até um exercício físico ao ar livre, que muitas pessoas gostam, que é correr na praia.

Por que correr na praia? Simples: a praia é um lugar agradável, cercado por belas paisagens, grande faixa de areia, clima ameno. Um lugar perfeito para caminhadas, corridas, pedalar…

O problema é que ao correr na praia, algumas pessoas optam por fazer na areia fofa. O que não é muito recomendado para os iniciantes, pois a instabilidade desse tipo de terreno propicia riscos de lesões.

Aliada à preocupação e ao cuidado com as possíveis lesões, está o uso adequado das roupas, e a escolha certa de um bom tênis para correr na areia.

Benefícios de correr na areia

Os bons resultados para o corpo em correr na areia,  só confirmam o que os estudos dizem: “treinar em superfícies como a areia, produz melhores resultados e menor impacto em comparação em treinar em locais tradicionais como na grama” Binnie et al., 2022.

Correr na areia também é ótimo para a saúde física e mental, especialmente se a atividade for praticada regularmente e de preferência na praia. 

Durante a corrida, a areia se movimenta irregularmente sob os pés, provocando uma leve resposta no equilíbrio do corpo, o que é benéfico para os músculos, ligamentos, articulações e coração.

A corrida na areia também ajuda a combater a celulite nas nádegas e coxas, porque os músculos das pernas são bastante exigidos durante a corrida e, com os treinos regulares, acabam ficando firmes e tonificados.

Por ser uma superfície mais adaptável e flexível, a areia é perfeita para os treinos de alto impacto. 

Mesmo a areia mais firme é macia e apresenta mais maleabilidade do que a maioria das superfícies usadas para treinos, como asfalto e as ruas de terra batida.

Dicas gerais de como melhorar o seu desempenho na corrida da praia

Abaixo, algumas dicas para quem está começando a correr ou quer melhorar o seu desempenho na corrida.

  1. Procure correr da forma como você já está acostumado. Ou seja, se você já está acostumado a correr de tênis, use-o, ou, se já está acostumado a correr na areia descalço, corra descalço. 

Ou seja: evite usar um calçado novo ou correr descalço, se não estiver acostumado. Pois do contrário, irá machucar os pés.

  1. Corra sempre em linha reta. Se você correr em zigue-zague, o corpo irá consumir rapidamente muita energia, o que poderá prejudicar o seu desempenho final. 
  1. Não corra muito perto da água. Ao correr muito próximo da água, você poderá se atrapalhar com o movimento das ondas, e acabará molhando os pés, o que resultará em bolhas e calos.
  1. Evite também correr muito longe da água. Ao correr muito distante da água, na areia macia, as chances de perder o ritmo da corrida serão maiores. Procure um terreno mais ao meio. Assim, você poderá se sair melhor. 
  1. Mantenha-se hidratado. Carregue pochete, squeeze ou algum tipo de suporte para água, são itens indispensáveis. Bebendo pequenas quantidades de água você conseguirá repor os líquidos e alguns sais minerais perdidos durante as corridas.
  1. Atenção com a postura. Mantenha a cabeça reta e os ombros relaxados. Dobre os braços em um ângulo de 90 graus e se puder, movimente-os para frente e para e para trás, seguindo o ritmo das passadas.
  1. Evite respirações curtas e rápidas. Primeiro expire fundo, em seguida esvazie os pulmões lentamente. Respirar correta e cadenciadamente transporta oxigênio e nutrientes para as células. 
  1. Não exagere na intensidade da corrida. Procure relaxar, aprecie a paisagem, sinta o ar puro e a brisa do mar. Se preferir, faça uma corrida sustentável: o plogging tem sido uma opção.
  1. Realize um bom alongamento. O alongamento antes e depois das atividades físicas ajuda a melhorar a flexibilidade do corpo, aumenta a amplitude dos movimentos e reduzindo o risco de lesões.

Correr descalço ou usar tênis para correr na areia?

Prós e contras de correr descalço

Pode parecer um pouco estranho no começo, mas correr descalço tem vários benefícios:

Vantagens:

  • Ajuda a melhorar a pisada e prevenir dores, pois quando corremos de tênis, eles tendem a pousar em nossos calcanhares e, em seguida, “rolam” nosso pé para a frente. Isso causa uma série de impactos em nossos calcanhares. Esses impactos também afetam nossos quadris e podem causar lesões nos joelhos ou dores nas canelas.
  • Sem o apoio dos tênis para correr na areia, o senso de equilíbrio tende a melhorar naturalmente, tonificando as pernas, melhorando a postura e prevenindo dores nas costas.
  • Ótimo para melhorar a circulação sanguínea, principalmente para quem sofre com varizes.

Correr descalço tem seus benefícios, mas não é para qualquer um e exige atenção: a superfície macia exige mais equilíbrio e estabilidade das nossas articulações.

Portanto, como mencionamos acima, se não for acostumado, vale fazer um planejamento antes de sair correndo descalço na areia.

Cuidados:

  • Se possível, comece correndo na areia mais firme perto da água. Dessa forma, seus pés não vão afundar tanto.
  • É importantíssimo realizar exercícios de ativação muscular antes do treino para reduzir o risco de lesões. Lembre-se de fazer um bom aquecimento, incluindo exercícios educativos de corrida.
  • Pratique correr descalço em casa ou na esteira até seu corpo se adaptar. Quando você se sentir confiante, comece a praticar em ambientes naturais: correr na praia ou no gramado.
  • Dependendo do local, podem existir objetos pontiagudos, vidros e outros resíduos na areia que podem machucá-lo durante a corrida. Por isso, convém observar estes pontos antes da prática.

Prós e contras de correr de tênis na areia

Vantagens:

  • Utilizar tênis apropriados é ideal para corredores que participam de provas cujo percurso envolvem mais de um tipo de terreno, como areia e trilha, por exemplo.
  • Os calçados auxiliam na prevenção de acidentes com cortes, devido à objetos que podem estar presentes na areia.
  • Solução para quem gosta de correr na areia mas sofre com fascite plantar. O ortopedista André Felipe Ninomiya recomenda que a prática ocorra na areia dura utilizando um tênis de amortecimento.
  • É uma ótima maneira de começar a aderir ao hábito de correr na areia, para aos poucos ir desfazendo do calçado e começar então a correr descalço com segurança (após devido preparo):
    Recomenda-se o uso de um tênis mais minimalistas, com solado baixo permitindo maior conto com o solo e absorvendo menos impacto (simulam a pisada descalça, enquanto protege os pés dos riscos).

Como tudo exige análise de prós e contras, aqui vão alguns contras de adotar o uso de tênis ao correr na praia:

Contras:

  • Pode ser incômodo caso venha a entrar água ou areia no calçado, isso pode gerar bolhas e machucados em seus pés.
  • Você não desfrutará de grandes melhorias que são os pontos fortes de correr descalço em termos de senso de equilíbrio, melhora na pisada etc.

Agora que você já leu os principais prós e contras de correr descalço ou correr calçado, vale observar o seu estilo de vida, seu preparo físico e o contexto em que se exercita par a determinar o que é melhor para você.

Considerações finais:

  • Se você sofre com fascite plantar, não corra descalço e utilize tênis com bom amortecimento (modelos abaixo) na areia dura.
  • Se você ainda não tem hábito de correr descalço, enquanto se prepara com as dicas que demos acima, utilize preferencialmente um tênis usado mesmo, de preferência um que tenha solado reto, sem muito amortecimento.
  • Se você não possui um tênis usado com perfil de solado reto e também não tem hábito de correr descalço, sugerimos que compre o seu tênis conforme nossas sugestões de solado reto abaixo e comece a utilizá-lo na areia aos poucos.
  • Uma boa ideia para ir migrando aos poucos até correr descalço, é depois de treinar com o tênis, adquirir uma sapatilha para correr na areia, ela te permitirá executar os movimentos quase como se estivesse descalço, contudo, entrega um pouco mais de proteção aos seus pés.

Modelos de tênis para correr na areia

Na hora de comprar um par de tênis para correr na areia, o iniciante geralmente se baseia no design e na beleza do calçado. E isso não é muito correto, pois os mais diversos fatores devem ser considerados na hora da compra, conforme vimos no decorrer deste conteúdo.

Dentre esses fatores estão: o peso, tamanho, encaixe, conforto, tipo de corrida, etc. Por isso, é muito importante realizar uma boa pesquisa antes de adquirir o calçado.

Quanto mais bem informado for o futuro atleta, mais fácil será para ele identificar quais características e vantagens que cada tênis possui e quais serão as mais indicadas para ele.

Abaixo, uma lista com alguns modelos de tênis para correr na areia para ajudá-lo a decidir qual tênis escolher:

Tênis com bom amortecimento, para quem sofre de fascite plantar:

  1. Nike Air Zoom Winflo
  2. Asics Gel Nimbus
  3. New Balance Fresh Foam X 1080
  4. Asics Novablast

Tênis com solado mais reto:

  1. Tênis Olympikus Easy
  2. Tênis Puma Electrify NITRO
  3. Tênis Puma Incinerate Running
  4. Tênis Asics Gel Kamo Go
  5. Tênis Sapatilha Olympikus Wellness

Sapatilhas para corrida na areia:

  1. Sapatilha Nautica Hibrida Antiderrapante
  2. Sapatilha Neoprene Aquatica Tenis Hibrido Versátil
  3. Sapatilha Beach Tennis Realtex 

Acesse a lista completa de tênis para corrida, com as informações sobre marcas, atributos, os prós e contras de cada modelo.

Não é só comprar e calçar

Enfim, além de prevenir doenças, praticar exercícios  físicos, como caminhadas ou corridas, são importantes para a saúde do corpo no geral. Assim, você deve ficar atento ao escolher o melhor tênis para correr na areia, aquele  que venha contribuir para o seu bom desempenho nessas atividades.

Corridas exigem condicionamento físico e estratégia. Por isso é necessário saber se é interessante utilizar calçado para correr na areia, e se sim, qual tênis para correr na areia deve comprar, pois existem os mais variados modelos para os diferentes tipos de necessidades. 

Um bom calçado age na adaptação do pé à intensidade da corrida, ajudando-o a transpor as dificuldades do caminho, enquanto os mantém protegidos.

5 dicas para corrida na areia da praia

Como dica boa é dica compartilhada, gostaríamos de indicar que você corredor que deseja praticar corrida na areia da praia assista este vídeo, feito pelo Coach especializado em corridas, Júlio Morais:

Este vídeo não foi produzido pelo Fitness Tênis.
Compartilhar

2 comentários em “Tênis para correr na areia: modelos e dicas”

Deixe um comentário