Viajar e Correr: Por que você deve fazer isso!

Viajar e correr, você já pensou nisso? Viajar é um dos grandes prazeres do ser humano: conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas são alguns dos benefícios das viagens, seja a trabalho ou por lazer. …

Figura de um mapa mundi com o recorte de um atleta corredor em cima

Viajar e correr, você já pensou nisso? Viajar é um dos grandes prazeres do ser humano: conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas são alguns dos benefícios das viagens, seja a trabalho ou por lazer. Sozinho, acompanhado ou em família, mas nada melhor do que juntar dois prazeres, como a atividade física, por isso, não deixar de fazer a sua corrida que, mesmo durante uma viagem, é essencial.

Casal praticando o viajar e correr na beira do mar

Há também uma outra forma de conciliar esses dois prazeres que é o turismo esportivo, ou seja, aquela viagem que você planeja justamente para fazer uma corrida e aproveita para conhecer um local diferente, seja no Brasil ou fora do país.

Apesar de ser um dos esportes mais democráticos que existem, a corrida precisa ser programada durante a viagem, seja no momento do turismo esportivo, seja durante uma saída para lazer. 

Faça uma pesquisa

O primeiro passo para correr durante a viagem é fazer uma pesquisa, independente se você estará correndo por prazer ou se o seu intuito é fazer uma prova. No primeiro caso, é importante para que você conheça trajetos perto da sua comodidade, além de conhecer a comunidade do local, como grupos de corredores da região. 

Caso você prefira correr sozinho, converse com moradores locais ou com pessoas que estejam no seu hotel, pousada ou apartamento, para dicas de segurança, melhores horários e trajetos para fazer.

Se por outro lado você está pensando em viajar para correr, pesquise quais são as provas, bem como dia e horário que ocorrerão no seu destino turístico. Veja qual o melhor local para se acomodar, que não seja longe da prova, além disso, procure por melhores preços. Em caso de viagem de avião, consulte especialistas para saber quando é possível pagar menos em passagens e hotéis.

Sempre leve em consideração que a viagem, mesmo que a trabalho, também é uma forma de prazer, por isso, nunca fuja do seu orçamento.

Os benefícios de correr durante a viagem

Diversos estudos apontam os benefícios de correr durante o período de viagem, entre eles, está o do escritor Jonh Donelly, que fala sobre a corrida ser um processo importante contra o jet lag. A ideia, de fato, faz sentido, afinal seu corpo precisa de um incentivo para energia e endorfina, após horas, dependendo da viagem, sentado em uma poltrona de avião ou nos bancos de um carro, além de todo o estresse e cansaço que é gerado durante o caminho entre o ponto de saída e o destino final.

Outro benefício muito legal e que permite conciliar viagem, corrida e turismo de uma só vez é a chance de conhecer, explorar e descobrir novos lugares que, provavelmente, você não conheceria em uma excursão ou durante o passeio com a família.

É neste momento, da sua corrida ou caminhada, que você tem a chance de conhecer o local que você está de forma mais profunda, como conta a maratonista e autora do livro ‘Run The World’:

“Não há forma melhor do que absorver um lugar. Muitas vezes passei por um bairro intrigante ou uma cachoeira incrível, que acabei voltando, mas nunca teria descoberto se não estivesse correndo”.

Becky Wade

Conhecer pessoas, também, é outro fator muito interessante e benéfico durante as corridas em viagens, seja nos quilômetros percorridos para desestressar, nos treinos ou nas provas.

A chance de fazer amizades com nativos ou outros turistas é sempre grande, afinal, corredor conhece e reconhece corredor, não é mesmo? Assim podem marcar outras corridas durante o período da viagem.

Quero participar de uma prova durante a viagem, como posso fazer?

Se a sua viagem já está planejada, justamente, para participar de uma corrida, comentamos acima quais processos deve fazer: se programar financeiramente para o evento, procurar locais próximos a prova para se hospedar, treinar, de forma leve, no trajeto da corrida; fazer amizades com pessoas que participarão da prova são algumas das dicas.

Entretanto, se você estiver viajando e sentiu vontade de fazer uma prova durante a viagem, você pode e deve procurar por eventos que estão próximos local que você está, se estiver fora do Brasil, pesquise por sites como: RunningintheUSA.com e Marathonguide.com.

Já no Brasil, os sites mais conhecidos são: Minhas Inscrições e 02 Corre.

Nestes sites, você encontrará dias, horários, locais de provas, além de possibilitar que você se inscreva nas mais variadas categorias, como 5k, 10k, 21k e até a maratona. 

Você também pode gostar:
Melhores tênis para a prática de cross training
Os tênis mais indicados para caminhada em 2024

O que levar na mala?

A preparação da mala é um dos processos mais importantes para uma viagem.

Sempre surgem as dúvidas do que levar, quanto levar e, se você é corredor, separamos algumas dicas para você não esquecer na hora de preparar a sua bagagem.

Algumas dicas podem parecer óbvias, mas são importantes e devem te ajudar.

O primeiro passo é pesquisar a previsão do tempo para o período da sua viagem, assim você saberá quais são as roupas ideais para levar: camisetas, shorts, jaquetas corta vento, calças térmicas ou de compressão, meias e tênis apropriados para correr são itens fundamentais. Vale lembrar, também, que os acessórios devem ser levados.

As roupas devem ser as mais confortáveis possíveis, já que a ideia é que a corrida seja um momento de relaxar, curtir e desestressar, então, qualquer pequeno detalhe é importante nesta situação.

Segurança para viajar e correr

Correr é, de certa forma, sentir-se livre, superar-se, desafiar-se, mas, claro, dentro dos limites. Mais importante do que fazer seu treino, prova ou tirar a sensação de estresse, é sentir-se seguro para realizar a sua atividade, por isso, como já falamos no começo do texto, é importante conversar com moradores locais, pegar dicas com funcionários do local que você está hospedado ou com algum amigo que já correu na cidade que você está.

Melhor horário, melhores rotas, quais locais são indicados e, principalmente, quais não são bons lugares para praticar a corrida. Espere o momento certo para fazer a sua atividade e não permita que deixe de ser prazeroso.

Compartilhar

Deixe um comentário