Como usar e dar manutenção em esteira

Você sabe como usar e dar manutenção em uma esteira? Se você já tem uma esteira ou está pensando em comprar uma, mas ainda não faz ideia de como dar manutenção, saiba que este nosso …

Você sabe como usar e dar manutenção em uma esteira?

Se você já tem uma esteira ou está pensando em comprar uma, mas ainda não faz ideia de como dar manutenção, saiba que este nosso guia foi feito para você.

Com o que lhe mostraremos hoje, você saberá tudo que é necessário para resolver os principais problemas que podem acontecer com a sua esteira.

Sendo assim, vamos lá!

Tipos de esteira: mecânica, elétrica e ergométrica

Primeiro de tudo, antes de falarmos sobre manutenção em esteiras, é importante que você saiba diferenciar os principais tipos de esteira. No caso:

  • Mecânica;
  • Elétrica;

Em relação a manutenção, para cada uma delas teremos um determinado cuidado a ser tomado e uma forma de manusear. Desse modo, é importante que você entenda o que diferencia cada uma delas:

Esteira elétrica e ergométrica diferença

Começando pela esteira elétrica, vemos que esse é um dos tipos de esteiras mais usados e encontrados em academias ou outros ambientes de exercício físico.

A elétrica, como o próprio nome já diz, usa um motor elétrico e funciona de modo automático. Uma vez ligada e com uma velocidade determinada, ela começará a funcionar sozinha – mesmo que você não esteja caminhando nela.

Já no caso das esteiras ergométricas, vemos que elas são aquelas que funcionam sem um motor – com a sua velocidade sendo determinada de acordo com o ritmo de quem está usando ela. 

De modo geral, vemos que as ergométricas são esteiras mais baratas, mas que possuem um uso não tão confortável quanto às elétricas pelo fato de não funcionarem usando um motor. 

Esteira elétrica ou mecânica

Comentando um pouco mais sobre as diferenças entre elas, vemos que, assim como a ergométrica, a esteira mecânica funciona sem motor. 

Nesse caso, a velocidade que ela terá será de acordo com o ritmo da pessoa que está usando, diferente da elétrica, que conseguimos determinar uma velocidade e de forma automática ela começará a funcionar.

Caso você esteja na dúvida, sem saber qual vale mais a pena escolher, é preciso que você analise o funcionamento delas e veja qual atende melhor às suas necessidades. Para quem busca por tecnologia, com certeza o modelo elétrico funcionará melhor.

O que você precisa saber sobre o funcionamento de uma esteira elétrica?

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de esteiras que temos no mercado, é importante tirarmos algumas dúvidas importantes que você pode ter a respeito do funcionamento de uma esteira elétrica:

Quanto gasta de energia uma esteira elétrica?

Ao pensar em comprar uma esteira elétrica, principalmente para uso residencial, vemos que uma das principais preocupações é em relação ao gasto de energia. Obviamente, por se tratar de um modelo que, para funcionar, precisará ficar na tomada, ela acabará influenciando na conta de energia.

Contudo, é preciso ter em mente que o seu gasto dependerá muito do quanto você for usá-la.

Se você é uma pessoa que usa esteira com muita frequência, mais de uma vez por dia, por exemplo, a tendência é que você realmente sofra com um gasto razoável.

Em relação aos indicadores que influenciarão no seu gasto de energia, podemos considerar três deles: frequência de uso, potência usada e valor gasto na energia.

Nesse caso, quanto mais você usá-la, mais gastará. Do mesmo modo, quanto maior for a potência em seu uso, mais energia você acabará consumindo e, querendo ou não, mais gasto terá no final do mês.

Além disso tudo, ainda há o custo de energia, que é algo que dependerá de acordo com o lugar que você vive.

Em meio a isso tudo, podemos considerar que, para usos básicos, uma esteira elétrica pode acabar aumentando sua conta de energia em R$20,00 – R$50,00. Dependendo do seu uso.

Porque a esteira esquenta?

Uma esteira pode acabar esquentando por diversos motivos, como o uso prolongado ou uma alta intensidade, por exemplo. Contudo, é importante ter em mente que o normal é que ela esquente um pouco, mas não excessivamente.

Se você notar que ela está excessivamente quente ou com algum cheiro de queimado, é importante que você pare de usar e, se possível, tire da tomada. Sugerimos também que você faça uma limpeza do motor

Caso o problema persista, o ideal é entrar em contato com a assistência da fabricante. 

Porque a esteira para do nada?

Uma esteira pode parar do nada por uma série de motivos. O mais comum é que, mesmo sem perceber, você tenha encostado no botão de emergência. Exatamente por motivos de segurança, este botão tem uma grande sensibilidade, então muitas vezes você pode ter encostado nele e, por isso, a esteira tenha parado.

Caso não tenha sido isso, é possível que tenha algum problema de mal contato. Neste cenário, analise se ela está bem conectada na tomada. Caso nada disso solucione, você precisará chamar um técnico para dar manutenção na esteira.

Dicas para instalação de esteira elétrica

Para que você não tenha problemas com a sua esteira, é ideal que você tome muito cuidado com a instalação.

Nesse caso, a primeira etapa do processo de instalação é encontrar um local para instalar a esteira. Em relação ao local, o mais recomendado é que você encontre um local de superfície plana e que, de preferência, tenha um tapete, pois isso ajudará na estabilidade da esteira.

Após isso, com o uso de um filtro de linha, você deverá conectar a tomada da esteira e ligá-la na tomada.

Seguindo esses passos, você vai conseguir instalar a sua esteira elétrica de uma forma simples, prática e segura.

Como usar a esteira elétrica: para iniciantes

Agora que você já sabe como instalar uma esteira, é importante darmos algumas dicas para você conseguir usá-la com segurança e sem correr riscos. Para isso, agora, vamos lhe mostrar como você pode ligar uma esteira e entender o painel dela.

Como ligar uma esteira

Começando pela questão de ligar a esteira, esse é um ponto que você deve tomar muito cuidado. O primeiro cuidado a ser tomado é em relação à voltagem. 

Principalmente se você comprou uma esteira elétrica importada, é imprescindível que você veja qual a voltagem que ela suporta e saber se é compatível com a da sua tomada. 

Sem analisar isso, muitas pessoas acabam danificando a esteira.

Um ponto importante e que também é recomendado é o uso de um filtro de linha para conseguir ligar a esteira, mas isso é opcional. 

Após você ligar e a esteira ficar ativa, você notará que o painel acenderá. Logo a seguir, lhe explicaremos melhor o que cada parte do painel representa. 

Mas, já podemos adiantar que, ao ligar a esteira, para conseguir ajustar a velocidade e/ou inclinação, você pode utilizar os botões presentes nela. 

Cada modelo possui suas particularidades, por isso sugerimos que você sempre confira o manual de instruções da sua esteira.

Como entender o painel da esteira

Com a esteira funcionando, chegamos a um ponto importante: como entender o painel da esteira? 

O painel da esteira é algo crucial e que, para você ter um uso completo, é importante que você entenda. 

Na grande maioria dos modelos, vemos que o painel será dividido em algumas partes, bem como: Modo, Calorias, Distância, Velocidade e Tempo. 

Para aqueles modelos que possuem inclinação, também há a opção de ajustar a inclinação da esteira. 

Em relação ao modo, em algumas esteiras, existem modos pré-selecionados na qual você pode escolher para que a sua esteira funcione, como: Modo HIIT, Modo Caminhada, etc…

Agora que você já entendeu o painel da esteira, vamos comentar mais sobre como fazer a manutenção em uma esteira elétrica. 

Manutenção de esteira elétrica

Ter uma noção mínima de como fazer a manutenção em uma esteira elétrica é o mínimo para que você consiga ter uma noção caso dê algum problema na sua esteira. 

Sendo assim, comentando mais sobre manutenção, é preciso falar sobre três pontos: 

Como limpar a lona da esteira por cima e por baixo

Primeiro de tudo, ao comentar mais sobre manutenção em uma esteira elétrica, vemos que a grande maioria das pessoas querem na verdade entender como limpar a lona da esteira por cima ou na parte inferior, onde pode-se formar uma crosta de sujeira devido ao uso de lubrificantes e silicones, que acaba impedindo a lona de girar corretamente. 

Por incrível que pareça, isso é mais simples do que parece e você pode fazer de casa mesmo.

  • Primeiro de tudo, você precisa tirar a sua esteira da tomada. 
  • Após isso, pegue um pano úmido e passe ele na lona da esteira com força, para conseguir limpá-la.
  • Se estiver muito suja, utilize um produto para ajudar na limpeza, como o detergente neutro. Dependendo do material em que a lona é feita, pode ser necessário tomar alguns cuidados com a escolha do produto, de forma geral, o detergente neutro é uma boa opção. 
  • Para limpar abaixo da lona, você deve utilizar o pano úmido, dobrado como uma “tira”, passá-lo por baixo da lona e acima da superfície plana da esteira, deixando um pedaço do pano para fora nas duas laterais.
  • Apoie os seus pés sobre as sobras do tecido nas laterais, com o objetivo de impedir que ele se movimente.
  • Na sequência, ligue a esteira em uma velocidade baixa, e aguarde de 1 a 3 minutos.
  • Retire o pano úmido e utilize um pano seco repetindo os mesmos processos acima para retirar toda umidade restante antes de ligar a esteira.
  • Para facilitar a limpeza, você pode também contar com a ajuda de um aspirador de pó para remover a sujeira dos cantos mais difíceis de limpar com o pano.
Limpeza a partir do minuto 4:30.
Vídeo não foi produzido pelo Fitness Tênis.

Como limpar o motor da esteira

Com o tempo, pode ser que o motor da sua esteira acabe ficando fraco pelo excesso de uso. 

Em meio a isso, é essencial que, periodicamente, você limpe o motor da esteira.

Contudo, por se tratar de uma parte delicada, o que mais sugerimos é que você contrate um profissional para conseguir realizar a limpeza do motor da forma certa e sem correr riscos de danificá-lo. 

Como lubrificar esteira elétrica

Como último ponto relacionado à lubrificação de esteira elétrica, vemos que muitas pessoas perguntam: “Pode lubrificar esteira com óleo singer?” “Vaselina para esteira funciona?”

Bom, de forma simples, o ideal é que você compre um lubrificante que seja feito exclusivamente para esteiras elétricas.

Além disso, antes de entender como lubrificar a esteira elétrica, recomendamos que você veja o manual de instruções do seu modelo para ver se há alguma contraindicação ou indicação quanto a frequência ideal para realização deste processo. 

Em meio a isso, tendo um lubrificante para esteiras em mãos, você deve:

  • Tirar a esteira da tomada e certificar-se que ela está devidamente desligada. 
  • Colocar as mãos entre a lona e o deck da esteira para verificar se já não há lubrificação suficiente, pois o excesso não é interessante.
  • Verificar se há sujeira, e neste caso, efetuar a limpeza antes da lubrificação.
  • Após as checagens acima, você pode aplicar o lubrificante entre o cinto da esteira e a lona. Aplique uma pequena quantidade de forma uniforme por todo cinto.
  • Ligue a sua esteira em velocidade baixa de 3 a 5 minutos para espalhar o produto uniformemente.

Esteira elétrica com defeito: o que fazer?

Agora, para finalizarmos este nosso conteúdo da melhor forma, é importante comentarmos o que você pode fazer caso apareça algum defeito em sua esteira elétrica. 

Como saber se o motor da esteira queimou

Como primeiro ponto, se você acha que ocorreu algum problema no motor da sua esteira, a nossa sugestão é que você contate um técnico em esteiras para que ele consiga avaliá-la e ver se aconteceu algum problema ou não.

Nesse caso, o ideal é que você não mexa na esteira para não correr o risco de perder a garantia. 

Para saber se o motor queimou, é preciso que o técnico examine o motor e veja se ele está funcionando corretamente ou teve algum defeito. 

Quando a esteira fica travando

Em casos onde a esteira está travando, a nossa recomendação é que você volte para a etapa de lubrificação, que mostramos anteriormente. 

Caso não resolva o problema, você precisa que um técnico verifique a esteira para conferir se ela está funcionando normalmente. 

Onde consertar esteira elétrica

Para fechar este nosso conteúdo sobre manutenção em esteira elétrica com chave de ouro, vemos que ainda há muitas dúvidas sobre onde consertar esteira elétrica. Acreditamos que a melhor forma de você fazer isso é por meio da assistência da própria marca da sua esteira. 

Por meio dela, você consegue consertar a sua esteira, mas sem perder a garantia dela, o que é algo imprescindível.

Trouxemos aqui a lista das assistências das principais marcas de esteiras que são comercializadas no Brasil:

Assistência Técnica da Movement

Através do site da marca é possível filtrar a assistência mais próxima, conforme sua localização. Acesse a listagem aqui.

Assistência Técnica da Dream Fitness

Consulte através do telefone 0300-101-2555 de segunda à sexta-feira de 8h às 17h30. A fabricante também disponibiliza alguns vídeos com instruções para manutenção das esteiras, consulte aqui.

Assistência Técnica da Polimet

Não foram identificados nos canais oficiais da marca um atendimento específico para assistência técnica. Os telefones do Serviço de Atendimento ao Consumidor são 0800-773-2025 ou (15) 3363-8888.

Assistência Técnica da Kikos

A Kikos disponibiliza meios de contato específicos para assuntos relacionados à assistência. O contato pode ser feito via e-mail assistencia@kikos.com.br ou pelo telefone (11) 3589-2865 (opção 1) de 9h às 17h de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Assistência Técnica da Evolution Fitness

Não foi disponibilizado no site da marca a listagem das assistências e não há um telefone/e-mail dedicado para tais solicitações. Entre em contato com a marca através do WhatsApp (47) 99786-0333, telefone (47) 3029-2010 ou e-mail comercial@evolutionfitness.com.br.

Assistência Técnica da Speedo

No site oficial da marca é possível buscar a assistência mais próxima conforme a localidade. Basta acessar este link e fazer a sua busca.

Assistência Técnica da Podiumfit

No site oficial informa que há assistência técnica especializada com forte estrutura no território nacional, mas não foi divulgada a listagem das assistências e não há um canal de contato exclusivo para este fim. Os telefones da central de atendimento são (11) 3135-7456 e (11) 95492-8307 e o e-mail podiumfit@podiumfit.com.br.

Assistência Técnica Gênis

Você pode solicitar informações da assistência técnica através do telefone 0800-444-2500 de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00.

Compartilhar

Deixe um comentário