Um dos treinos que comumente ouvimos quando estamos começando no crossfit ou então, estamos nos adaptando fisicamente é Shuttle Run Crossfit.
Nunca ouviu falar a respeito deste treino?
Não se preocupe, pois hoje vamos abordar os principais pontos que você precisa conhecer deste treino e que a maioria dos iniciantes tem dúvidas a respeito dele.
Por exemplo, ele é um “Exercício difícil?”, “Como ele é feito?”, “Qualquer um pode fazer?” e claro, “Quais os principais benefícios dele?”.
Todas essas perguntas serão respondidas ao longo de nosso artigo, por isso, recomendamos que você preste muita atenção e compartilhe com seus amigos.
Assim, vamos começar agora!
O que é o Shuttle Run Crossfit?
O Shuttle Run é um exercício muito utilizado para avaliar a condição física do praticante, verificando sua agilidade/mobilidade, visto a forma como executa-se.
“Como assim?”
Shuttle Run Crossfit significa “Corrida Ir e Vir“, ou seja, é um exercício que trabalha a velocidade, agilidade e coordenação motora durante seu deslocamento.
Basicamente ele é feito da seguinte da maneira:
O praticante estará sob uma linha de trinta centímetros de diâmetro e quando autorizado, irá percorrer uma distância de aproximadamente dez metros até outra linha.
Ao chegar nessa segunda linha da forma mais rápida possível, ele terá que se agachar tocando o chão (ou então trazer um pequeno cone enquanto retorna para a primeira linha).
Por fim, ao retornar para a primeira linha ele deverá repetir o exercício apenas mais uma vez.
Como podem ver, é um exercício tão prático que não há nem mesmo a necessidade de utilizar equipamentos ou acessórios de crossfit para realizá-lo.

Qualquer um pode executar o Shuttle Run Crossfit?
Sim! Qualquer pessoa que estiver treinando pode realizar este exercício por ser realmente muito simples e fácil de ser executado pelo praticante.
Contudo, normalmente recomendamos este exercício para pessoas que estão preparando-se para executar provas e vestibulares de caráter público e militar.
Afinal, é um dos treinos de crossfit que normalmente pede-se pelos aplicadores, visto que visa avaliar a condição física do praticante e se ele está apto a passar no teste.
Dentro do Crossfit, ele tende a ser adaptado para perda de peso, aumentando a frequência de repetições da corrida, sendo realizado dentro de um padrão de treino.

Quais os principais benefícios observados neste exercício?
Bom, existem diversos benefícios que este exercício traz para os praticantes, mas, separamos alguns que acreditamos serem os principais a serem observados.
E que claro, são os mais essenciais e claro, os mais observados por quem está executando-o ou pensando em trazê-lo para sua rotina de treinos.
Veja também: Tênis Crossfit Feminino Nike
São eles:
01. Facilidade na Execução
O primeiro benefício que acreditamos ser essencial para quem está executando este exercício em sua rotina ou pensa em adicioná-lo, é o seu nível de dificuldade.
Pois é muito raro alguém ter dificuldade em realizar este exercício e até mesmo nestes casos ele tem como adaptar-se de modo que atenda quem não consegue fazê-lo.
Por exemplo, ao invés de realizar duas repetições em uma distância de 10 metros, a mesma pode ser encurtada para 5 metros, mas, aumentado o número de repetições.
Além disso, para quem gosta de variar nos treinos, o shuttle run crossfit serve para trocar os exercícios anaeróbicos para os aeróbicos, mantendo certo equilíbrio.
- Veja nosso review dos melhores tênis para Crossfit.
02. Trabalha muito bem os grupos musculares
Por fim, o segundo benefício que este exercício traz para os seus treinos é a intensidade que trabalha os grupos musculares das pernas e de todo o corpo.
Já que, durante a corrida, você precisa realmente utilizar todo o corpo para ser o mais ágil possível e gerar o máximo de força e energia que conseguir.
Dessa forma, caso você queira começar aquecendo o seu corpo ou mesmo complementar o seu treino de pernas, vale a pena realizá-lo.
Quer ver este treino na prática? Confira o vídeo abaixo onde o profissional Fábio Karasiak explica como é a execução deste treino:
*Este vídeo não foi produzido em parceria com o Fitness Tênis.